Entrada é gratuita; estrutura segue no local durante toda a quinta-feira. Médicos e fonoaudiólogos explicam importância da voz e tiram dúvidas.
Uma grande estrutura em formato de laringe foi montada ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, na região central de Brasília, em comemoração do Dia Mundial da Voz, celebrado nesta quinta-feira (14). A tenda foi idealizada pela Academia Brasileira de Laringe e Voz e pela Associação Brasiliense de Otorrinolaringologia e tem como objetivo tirar dúvidas e conscientizar as pessoas sobre o uso da voz e doenças relacionadas à laringe. A entrada é gratuita. A estrutura ficará instalada durante todo o dia.
Grupos de fonoaudiólogos e médicos estiveram no local para dar informações. Dentro da tenda é possível ver explicações e curiosidades sobre a laringe e as cordas vocais. Há, também uma tela que mostra os órgãos e exames médicos. Panfletos informativos também são distribuídos na entrada.
Thaís conta que grande parte dos profissionais que usam a voz, principalmente professores, são afastados do trabalho por problemas nas cordas vocais. “Aqui no DF recebemos muitos casos de professores que são afastados levando prejuízos não só para eles, mas também para as crianças que deveriam ter aula”, diz. “O intuito é preservar a voz antes que os problemas aconteçam”.
Câncer de laringe
Segundo Thaís, as pessoas devem prestar mais atenção à voz, principalmente quando ela estiver rouca. “A rouquidão não é normal. É preciso fazer os exames porque o câncer de laringe é responsável por 2% de todas as doenças malignas. Aqui no Brasil, há uma estimativa de quase 7 mil casos novos dessa doença e, anualmente, mais de 4 mil pessoas morrem”, diz.
Fumar é uma das principais causas de câncer de laringe. “O cigarro inflama e incha as cordas vocais e propicia lesões como pólipos [quando as células do tecido de um órgão começam a crescer desordenadamente]”, afirma.
Alguns dos sintomas de câncer são rouquidão, pigarro constante, falhas na voz, cansaço ao falar, dificuldade para engolir ou para respirar, voz fina ou grossa demais. O câncer de laringe, quando diagnosticado precocemente, tem grande possibilidade de cura.
Dicas para manter a laringe saudável
Thaís diz que é necessário não forçar a voz. “Não gritar, não pigarrear sempre, tomar bastante água por causa do clima seco de Brasília, evitar água gelada, evitar falar muito quando a garganta está inflamada, tudo isso ajuda a poupar a voz”, explica.
A médica ainda faz um alerta para que as pessoas procurem ajuda profissional quando estiverem com a garganta inflamada. “Por não conheceram como a voz é reproduzida e não conseguirem enxergar as cordas vocais, as pessoas não se preocupam muito. É preciso ir ao médico.”