Número quase dobrou em relação a primeiro semestre de 2016. Ao todo, 343 condutores pegos embriagados eram reincidentes.
Um balanço preliminar do Detran mostra que 13.102 mil motoristas foram autuados por dirigirem embriagados nas vias do Distrito Federal no primeiro semestre deste ano. O número representa em média 72 autuações por dia.
O montante quase dobrou em relação ao primeiro semestre de 2016, quando foram registradas 7.263 mil autuações.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70, e suspensão do direito de dirigir.
Deste total, 343 autuações se referem a motoristas reincidentes. Se o condutor for pego dirigindo embriagado outra vez em até 12 meses, é multado em R$ 5.869,40 e pode ter a carteira de habilitação cassada.
De acordo com o Código de Trânsito, o condutor que apresentar concentração de álcool igual ou superior a 0,34 miligrama por litro de ar expelido no bafômetro comete crime de trânsito. A pena prevista é de detenção, variando de seis meses a três anos.
De janeiro a junho deste ano, 874 condutores foram conduzidos à delegacia por apresentarem este teor alcoólico considerado crime.