Com dez leitos, espaço funcionará de segunda à sexta, de 8h às 18h. Região é a 2ª com maior índice da doença; Brazlândia foi a 1ª a ter tendas.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federallança nesta sexta-feira (19) uma segunda estrutura voltada ao combate à dengue, em São Sebastião. A região administrativa tem o segundo maior índice de casos confirmados deste ano – 166. Ao todo, o DF já contabiliza 1.912 ocorrências.
A tenda segue o modelo inaugurado em Brazlândia no dia 11 e funcionará de segunda a sexta, das 8h às 18h, em frente à unidade de pronto-atendimento (UPA) da região, na Quadra 102, Conjunto 1, Setor Residencial Oeste. São três barracas de 33 metros quadrados. A princípio, haverá dez leitos com suporte para soro, mas o número pode variar de acordo com a necessidade, informou a pasta.
Antes de serem transferidos para a unidade de atenção, os pacientes devem passar pela UPA para a triagem. Casos de suspeita de dengue serão encaminhados para as tendas, onde a equipe médica fará testes rápidos e hemogramas, cujos resultados demoram de 20 minutos a uma hora.
Para garantir o fluxo de atendimento de 150 pessoas por dia, as tendas contarão com três médicos, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem diariamente. As equipes serão integradas por profissionais da atenção primária de São Sebastião, das Asas Sul e Norte, do Itapoã e do Paranoá. Se houver aumento na demanda, mais equipes serão deslocadas.
Brazlândia
Escolhida para receber a primeira unidade de atenção à dengue por ser a região administrativa com o maior índice da doença, Brazlândia conta com as tendas de apoio desde o último dia 11. A capacidade da estrutura é para 250 pacientes por dia. Até o fim de quarta-feira (17), 1.051 pessoas foram atendidas. Dessas, 243 tiveram exames com resposta positiva para dengue. As barracas de lona contam com 15 leitos e funcionam no estacionamento do Hospital Regional de Brazlândia.