Com data prevista para janeiro de 2014, os ônibus do Distrito Federal ainda não foram totalmente trocados. A nova previsão para a renovação completa da frota é para meados de fevereiro.
Segundo o DFTrans, o principal motivo para o atraso na renovação é o embróglio quanto ao pagamento da rescisão dos funcionários demitidos das antigas empresas.
O GDF se ofereceu para pagar essa recisão aos 11 mil trabalhadores. Em dezembro, contudo, decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) suspendeu a lei que permitia a manobra.
Ainda de acordo com o DFTrans, a primeira etapa consiste apenas na substituição dos veículos velhos pelos novos e deve ser finalizada ainda no próximo mês; durante esse tempo, os itinerários permanecem os mesmos.
A segunda etapa será a mudança na estrutura do transporte público, por meio de uma reprogramação das linhas de todas as cidades.
A implantação do novo Sistema de Transporte Coletivo do DF – com a mudanças nos trajetos – só será feita após a renovação de todos os ônibus e com base em estudos de horários e novos itinerários.
(foto: Ilustrativa)