Em quase todos os países, no dia 01 de maio se comemora o Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional dos Trabalhadores ou Festa do Trabalhador. Cada país tem sua denominação diferente para a data. No Brasil é chamado “Dia do Trabalhador”. É uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente, sendo feriado em muitos deles, como no Brasil.
A homenagem remonta ao dia 01 de maio de 1886, quando houve uma greve na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho, que chegava a 17 horas diárias, para oito horas.
Desde então, com o passar dos anos e outras manifestações em vários países, os trabalhadores de todo o mundo conquistaram uma série de direitos e, em alguns países, tais direitos ganharam códigos de trabalho e também estão sancionados por Constituições, como no caso brasileiro.
Com o fim da emergência sanitária, anunciada no último dia 17, pelo Ministro Marcelo Queiroga, a expectativa de geração de renda e empregos aumenta em todo país. O 01 de maio desse ano, vem com perspectivas de dias melhores.
Para o Secretário Nacional dos Trabalhadores Republicanos, Sebastião Téo, o momento é de entusiasmo e compromisso com o povo e com os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
“Gerar mais empregos com remuneração justa, capacitação, é um dos maiores desafios pós-pandemia, não só no Brasil, mas em todo o mundo, além do que, reafirmo meu compromisso de defender o trabalhador naquilo que lhe é mais importante, que é a geração de empregos.” ( Sebastião Téo)
Em março, foi anunciado pelo governo federal um pacote de medidas concedendo bilhões de reais na mão de trabalhadores e aposentados. O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) liberou 1000 reais para 42 milhões de trabalhadores e o pagamento da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. No total, 86,7 bilhões de reais desses dois programas entram na conta dos brasileiros durante o primeiro semestre deste ano.
E entre as medidas, há um programa de crédito para pequenos empreendedores e aumento da margem de consignação em empréstimos para aposentados do INSS.
O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira,assumiu o posto há menos de um mês no lugar do deputado federal Onyx Lorenzoni (PL-RS).
“Eu sei que é um mandato tampão, mas vou trabalhar como se ele fosse de 10 anos, como todos os cargos que assumi desde que entrei no INSS, em 1985”, afirmou o ministro, que tomou posse em 31 de março deste ano.
Segundo Oliveira, a pasta pretende desenhar uma iniciativa, que pode ser MP ou um projeto de lei, voltada para estimular a contratação de jovens, além de regulamentar o trabalho nas empresas de aplicativos, como Uber e iFood.
Em um dia marcado pela reflexão em relação ao trabalho e ao trabalhador, o 1º de maio, transforma-se também num momento de integração de todos os trabalhadores. A comemoração deste Dia do Trabalho deve nos levar à pensar sobre estes tempos que estamos vivendo e o quanto o trabalho é essencial para o ser humano.
Da Redação Brasil 060