Muito criticado por ter provocado o perigoso acidente que fez a Sauber de Esteban Gutiérrez capotar no GP do Bahrein, há duas semanas, Pastor Maldonado tenta se redimir neste fim de semana de GP da China. Mas logo no primeiro dia de atividades em Xangai, o venezuelano acabou foi reforçando sua fama de trapalhão ao protagonizar duas cenas bisonhas. Sorte dos demais competidores que nos dois episódios, o piloto estava sozinho.
No primeiro treino livre, Maldonado se distraiu mexendo nos botões do volante de sua Lotus e acabou rodando e saindo da pista. Após um passeio na grama, ele voltou ao traçado sem maiores prejuízos em seu E22 e fechou em 16º.
Prejuízo esse que não escapou da segunda “proeza” do piloto no dia. Na segunda sessão, Pastor foi além. Errou a freada na entrada dos boxes, subiu na caixa de brita e acertou a proteção de pneus, quebrando a suspensão do carro. Envergonhado, Maldonado comunicou à equipe pelo rádio: “Bati”. No pitlane, a troca de olhares entre os funcionários da Lotus denunciava o constrangimento com as seguidas trapalhadas do já folclórico venezuelano.
– Eu cometi um erro na entrada dos boxes – admitiu, em entrevista concedida no paddock, sem entrar em maiores detalhes.
A cena lembrou um episódio semelhante vivido por Lewis Hamilton em 2007. Na ocasião, o britânico se preparava para um pit stop, quando escapou na pista molhada e atolou na brita. O erro acabou lhe custando o título mundial daquele ano.
Apesar do erro, Maldonado vê evolução da Lotus
Se as falhas pessoais frustraram o dia do venezuelano, por outro lado o carro o deixou bem satisfeito. Apesar de cravar apenas o 18º tempo na sessão em que subiu na caixa de brita e acertou a proteção de pneus, o piloto afirmou que percebeu claramente a evolução da Lotus em relação à última corrida. Seu companheiro, o francês Romain Grosjean, fez o nono tempo geral na atividade.
Fonte: G1/Foto:No segundo treino, Maldonado bateu sozinho na entrada dos boxes