Exposição mostra obras de Athos Bulcão em imagens e textos em dois idiomas. Livros recolhidos serão doados para instituições sociais do DF.
Para comemorar o aniversário de Brasília, a Estação Central do Metrô, na Rodoviária do Plano Piloto, vai receber na quinta-feira (20), a exposição “Athos Bulcão – Grandes Formatos”. Serão expostas fotografias, registros históricos e textos em português e inglês para contar a vida e obra do artista.
Além disso, dez estações do metrô receberam postos de coletas da campanha “Doe livros, Compartilhe Cultura”. A ideia é incentivar os moradores do DF para que leiam mais e pratiquem o “intercâmbio de livros”.
Os eventos, promovidos pelo Metrô-DF e BRBCARD, estarão abertos ao público a partir das 10h desta quinta. Na exposição, que vai até 1° de maio, totens vão mostrar painéis em azulejos de Athos Bulcão espalhados pela capital. O trabalho é um recorte da obra do artista em tamanho real e terá legendas explicativas e fotos do local onde os paineis originais foram montados.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/12/18/athos.jpg)
O arquiteto Athos Bulcão em frente ao painel da igrejinha de Nossa Senhora de Fátima em Brasília
Outro ponto destacado no aniversário de 57 anos da capital será o fácil acesso às obras de Athos Bulcão. Em sua maioria, elas estão em prédios públicos, parques, igrejas, escolas, hospitais, oferecendo a quem passa a oportunidade de apreciar o trabalho que deu cores à arquitetura de Oscar Niemeyer.
Já a campanha de doação de livros vai permitir que o público em geral contribua deixando exemplares nos postos de coleta que estarão nas estações Central, Águas Claras, Galeria, Praça do Relógio, Shopping, Ceilândia Centro, Asa Sul, Guariroba, Feira e Furnas até dia 20 de maio. O material arrecadado será destinado para instituições sociais do Distrito Federal.