Secretário João Batista pediu exoneração e se junta a Antonio Paulo Vogel, que saiu na segunda-feira
O governo de Brasília informou ontem (22) que o secretário de Saúde, João Batista de Sousa, pediu exoneração na tarde dessa quarta-feira. O nome do novo titular da pasta será anunciado hoje, às 15 horas, pelo governador Rodrigo Rollemberg.
Segundo nota oficial do GDF, João Batista considera encerrada sua contribuição à frente da secretaria com a realização da 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, nos dias 20 e 21 deste mês. “Cumpri uma etapa importante para o desenvolvimento da Saúde, que se encerrou com essa conferência. Sou muito grato ao governador pela confiança.”
Segundo Rodrigo Rollemberg, o secretário foi fundamental em um período de grande crise. “Agradeço profundamente ao dr. João Batista e sua equipe pelo que fizeram até aqui. Ele teve a capacidade e a coragem de assumir a Saúde com todas as dificuldades existentes. Sempre demonstrou espírito público e compromisso com a nossa cidade.”
O governador destacou, ainda, que a Secretaria de Saúde conseguiu importantes avanços neste primeiro semestre, como o reabastecimento de medicamentos e insumos, a reabertura de parte dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), a contratação de profissionais para reforçar o atendimento nas áreas críticas e a redução dos casos de dengue.
Entre as principais iniciativas elencadas pelo chefe do Executivo está a formulação das bases de um novo modelo de gestão, que envolve a ampliação da atenção primária e a descentralização administrativa e financeira das regionais de saúde. “Quero continuar contando com a colaboração do dr. João Batista e de toda sua equipe”, afirmou.
OUTRA BAIXA – Na segunda-feira (20), o agora ex-secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização Antonio Paulo Vogel pediu exoneração do cargo. No seu lugar, assumiu o secretário-adjunto, Alexandre Lopes, já a partir de terça-feira (21).
Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, Vogel exerceu um importante papel para melhorar a eficiência da gestão administrativa. “Ele foi um excelente colaborador. Muito competente e leal”, destacou na ocasião.
De acordo com nota oficial do governo, Vogel aceitou convite para voltar ao Ministério da Fazenda, seu órgão de origem. Ainda segundo o documento, ele agradeceu a oportunidade profissional e confiança do governador.
“Saio lisonjeado por ter feito parte desta equipe e desejo sucesso ao governador e a todos seus colaboradores”, afirmou.