Crianças de 5 a 11 anos poderão receber a primeira dose contra a covid-19 nas regionais de ensino do Distrito Federal, a partir de 19 de março. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.
Ofertada aos sábados, a alternativa busca alcançar aquelas crianças cujos responsáveis não possuem tempo de se deslocar até uma unidade de saúde de segunda-feira a sexta-feira. A primeira região administrativa contemplada será o Guará.
Ao Correio, a Secretária de Educação Helvia Paranaguá disse que a medida é uma alternativa complementar. “Muitos pais trabalham dia de semana e não conseguem levar os filhos para tomar a dose da vacina. Por isso, estamos criando mais uma possibilidade no DF. Além disso, o espaço foge do ambiente de saúde, tornando mais lúdico e atrativo para as crianças”, relatou a responsável.
A responsável pela pasta destacou, ainda, que as escolas públicas do Guará atendem crianças que moram na Estrutural. “Somente da Estrutural saem mais de 6 mil crianças para estudar, então vamos conseguir chegar nesse público. E para um projeto piloto, o Guará é uma cidade pequena, e que não tem o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde aos sábados”, explicou.
A escolha das próximas cidades vai depender da análise desta primeira ação, mas o objetivo é alcançar uma cidade por semana. Como o imunizante aplicado nas crianças de 5 a 11 anos é a Pfizer infantil, somente esse público receberá o atendimento.