Evento da TV Globo acontece em todo o país; no DF, mutirão é em Ceilândia, das 9h às 17h de sábado. População também pode fazer reclamações e pedir serviços públicos aos servidores do órgão.
A Controladoria-Geral da União (CGU) participa pela primeira vez, neste sábado (27), da Ação Global, projeto que oferece gratuitamente serviços básicos à população. Nas 27 cidades onde o evento será sediado e em Ceilândia, no Distrito Federal, serão montados estandes das ouvidorias públicas.
Nos espaços, as pessoas poderão registrar denúncias de corrupção, fazer reclamações e solicitar serviços públicos. A iniciativa pretende estimular a participação social na melhoria da gestão pública e ampliar o conhecimento da população sobre mecanismos de transparência e prevenção à corrupção.
A CGU também fornecerá orientações sobre controle social e utilização de canais eletrônicos de interação entre a sociedade e o poder público, entre eles o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV) e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).
Na capital federal, além da CGU, estarão presentes no estande o Tribunal de Contas da União, a Ouvidoria Geral do DF, a Defensoria Pública e o Ministério Público do DF.
Criada há 25 anos, a Ação Global é uma iniciativa da TV Globo, realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). O programa oferece serviços gratuitos de cidadania, de qualidade de vida e de prevenção de saúde.
Nesta edição, as atividades ocorrem das 9h às 17h, simultaneamente, em 27 cidades brasileiras e no DF. O projeto já atendeu cerca de 45 milhões de pessoas, entre crianças, adultos e idosos.
Serviço
Data: sábado (27)
Hora: 9h às 17h
Local: Centro Olímpico e Paralímpico Parque da Vaquejada, Ceilândia