Alunos do Colégio Marista João Paulo II, localizado na Asa Norte, participaram nesta quarta-feira (27) de uma simulação de incêndio. A iniciativa, denominada Vida Segura, foi planejada com o apoio das equipes líderes do colégio e da rede de ensino e contou com a participação da brigada de incêndio da instituição.
O objetivo da ação, segundo o diretor-geral, Luiz Gustavo Mendes, é ensinar alunos e funcionários como se portar diante de uma ocorrência de incêndio, tanto dentro quanto fora da escola.
O estudante João Henrique, do 1º ano do ensino médio, afirma que a experiência foi crucial para o aprendizado social. “Achei legal o cuidado da escola com todos os funcionários durante a simulação”, disse.
Durante a simulação, segundo a direção, todos seguiram os protocolos. Evacuaram as salas e deixaram a escola antes do tempo previsto, de 10 minutos.
Já Sofia Costa, estudante do 8º ano, observou que tanto ela quanto seus colegas aprenderam bastante com o exercício. “Gostei muito do comportamento dos colaboradores, da brigada de incêndio e dos professores. Meus colegas também foram muito bem. Notra dez para todos”, disse, destacando a rapidez dos professores durante toda a simulação.
Ela conta que o treinamento a deixou 100% preparada para eventuais cenários que envolvam risco de incêndio. “Agora me sinto pronta para lidar e ajudar outras pessoas se estiver presente numa situação de a que experimentamos na simulação”, afirma Sofia.
Mendes informou que durante a evacuação do prédio os alunos apresentaram postura calma e se mostraram bastante concentra. Antes da ação, professores e alunos tiveram uma pré-simulação antes da realização da atividade. O diretor informou que há interesse em realizar a simulação pelo menos duas vezes por ano. Segundo ele, a próxima está prevista para setembro, mais elaborada e contará com a presença do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Além das simulações de evacuação, o Vida Segura envolve ações como formação de educadores para situações de emergência, cursos de primeiros-socorros, treinamentos, além de manutenções sistemáticas e preventivas de equipamentos e instalações contra incêndio.
Fonte: Correio Braziliense