Operação prendeu quatro pessoas em três regiões. Também foram apreendidas drogas sintéticas.
Uma estufa caseira para plantio de maconha foi desmontada em uma casa no Park Way, área nobre do Distrito Federal, durante operação da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (2).
Segundo o delegado João Ataliba, da 1ª DP, o suspeito usava adubo para cultivar cinco plantas nos cômodos da casa. No local, também foram apreendidos um caderno com orientações para o manejo da maconha e uma balança de precisão.
O morador, preso em flagrante por tráfico de drogas, já tinha feito a poda das plantas. No momento da abordagem, as folhas estavam em bacias próximas à estufa, e um dos pés de maconha estava secando sob uma lâmpada. Esta porção seria triturada e embalada para a venda.
Ecstasy, LSD e mais maconha
Mais três pessoas foram presas em outras cidades do Distrito Federal – além do Park Way, os mandados de busca e apreensão da operação Theya foram cumpridos no Guará e em Sobradinho.
Em uma das casas do Guará, a polícia encontrou maconha e cerca de 15 comprimidos de ecstasy. O suspeito já tinha passagem por tráfico de drogas, segundo a Polícia Civil.
Mais drogas sintéticas foram encontradas no Condomínio RK, em Sobradinho. Além de selos de LSD e comprimidos de ecstasy, também estavam no local cerca de R$ 1.800 em espécie.
A polícia começou a investigação há cerca de três meses, após a prisão de um homem também suspeito de tráfico de drogas. Ele não fazia parte de nenhuma quadrilha, mas estava ligado a outros traficantes.
“Apurando a rotina dele, chegamos a outras cinco pessoas que seriam intermediárias. Quando ele não tinha droga pra passar, indicava essas outras pessoas”, explicou o delegado João Ataliba, da 1ª DP.