Após sofrer problemas de pressão, ex-governador é internado, passa bem, mas ainda inspira cuidados
O ex-governador Joaquim Roriz passou ontem à noite por um exame de cateterismo, procedimento utilizado para detectar eventuais obstruções nas artérias do coração, alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco.
Aos 79 anos, diabético e doente renal crônico, Roriz passou a noite, sob observação, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coraçãol, em Brasília. Embora estável, o estado de saúde dele inspira cuidados devido à idade e ao quadro clínico.
Roriz está desde a manhã de ontem, na UTI. Ele chegou ao hospital apresentando um quadro de isquemia – redução da passagem de sangue pelas artérias coronárias. À tarde, o ex-governador, que estava consciente e conversando, segundo informou sua assessoria, passou por uma bateria de exames.
Oscilação de pressão
O ex-governador começou a sentir-se mal em sua residência, no Park Way. Ele passava por uma sessão de hemodiálise, procedimento que faz parte de sua rotina diária, quando sofreu uma alteração da pressão cardíaca. Ao perceberem que o ex-governador não estava bem, os familiares acionaram uma unidade móvel de atendimento médico de emergência. Foi então levado ao hospital.
Saiba mais
O primeiro atendimento ao ex-governador ocorreu em sua casa. Depois da intervenção dos socorristas, Roriz melhorou. No entanto, por recomendação de seu médico, foi levado ao Hospital.
No dia em que completou 79 anos, 4 de agosto, Roriz recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. O evento lotou o auditório do Memorial JK.
O governador Rodrigo Rollemberg, presente, admitiu as divergências políticas, mas reconheceu a postura de Roriz como decisiva na criação de cidades e no desenvolvimento do Distrito Federal.