Problema ocorreu entre estações Arniqueiras e Águas Claras. Situação já foi normalizada, segundo companhia.
problema de sinalização provocou atrasos no embarque de passageiros do Metrô do Distrito Federal na manhã desta quarta-feira (11). Segundo a companhia, a situação ocorreu entre as estações Arniqueiras e Águas Claras, atrapalhando o fluxo de trens.
De acordo com o Metrô, a falha acabou alterando o tempo que os trens levam para deixar as estações, o que acabou afetando “o sistema todo”. A companhia disse ainda que a situação praticamente dobrou o tempo de espera usual dos passageiros entre 7h e 8h da manhã.
Depois que a situação foi detectada, os trens passaram a ser operados manualmente e os atrasos foram resolvidos, afirmou a companhia.
Com 24 trens, o Metrô funciona entre 6h e 23h30 de segunda a sábado e 7h e 19h aos domingos e feriados. A média é de 140 mil passageiros por dia. O sistema tem 54 quilômetros de extensão e liga Ceilândia e Samambaia ao Plano Piloto. Ele opera com 24 vagões no horário de pico. A estação com maior fluxo é a da Rodoviária do Plano Piloto, por onde passam 20 mil pessoas por dia.
Desde 2 de janeiro deste ano, a passagem do coletivo custa R$ 5. A tarifa subiu R$ 1 no último dia útil de 2016. O governo diz que o reajuste foi necessário para continuar custeando a gratuidade de estudantes e pessoas com deficiência. A mudança causou protestos de passageiros e de deputados.