A Agência de Fiscalização do Distrito Federal(Agefis) notificou neste domingo (7) 50 comerciantes da Feira do Bicalho, em Taguatinga, por armazenamento e dispensa inadequada de lixo. O objetivo da ação é educar os feirantes sobre a disposição final dos resíduos e orientar a forma correta de fazer a dispensa.
Na próxima semana, a operação vai voltar ao local e os feirantes que não se adequarem às normas serão multados em valores que variam entre R$ 500 e R$ 5 mil.
De acordo com a superintendente de Fiscalização de Limpeza Urbana da Agefis, Cláudia Virgínia, é preciso ter uma lixeira interna e outra externa durante toda a feira livre. Uma das lixeiras é destinada aos resíduos produzidos na própria barraca e a segunda para a população que consome os produtos.
“O que a gente viu foi a dispensa de qualquer forma. Por exemplo, o caldo de cana, com o bagaço jogado na rua, o que atrai insetos e vetores (como ratos), que podem fazer mal à população”, disse Cláudia.
A associação de feirantes do local também precisa dispor de caçambas para que os feirantes depositem os detritos ao final do dia e respeitar o horário de recolhimento pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).