À prova d’água, celulares top da Samsung faz games virarem ator principal.Câmera perde resolução mas é principal evolução para o Galaxy S6.
Os novos smartphones da Samsung Galaxy S7 e S7 edge trazem poucas mas importantes novidades, como a volta da capacidade de ser à prova d’água e uma central de games com funções especiais para os jogadores. A principal delas, no entanto, é a câmera remodelada, que produz fotos mais nítidas e claras.
Câmera
Se por um lado, a resolução da câmera traseira de Galaxy S7 e S7 edge foi reduzida para 12 Megapixels – era de 16 MP no S6 –, a introdução da tecnologia Dual Pixel é responsável por imagens melhores. Esse novo recurso faz cada sensor trabalhar em captar luz e no foco de objetos – em outros aparelhos, cada pixel faz apenas um dos processos. O tempo de abertura do diafragma também caiu. Com isso, as fotos ficam com maior brilho – 95% mais, segundo a Samsung — e são disparadas mais rapidamente.
A Panorâmica em Movimento e a Foto Virtual são dois novos recursos. Com eles, as imagens passam a ficar animadas, algo que iPhones 6s e 6s Plus, da Apple, também fazem. Diferentemente deles, porém, esses movimentos são controlados ao chacoalhar o S7.
Debaixo d’água
A Samsung ressuscitou uma características de seus celulares que sumiu no Galaxy S6. A sobrevivência debaixo d’água está de volta. E reforçada. Galaxy S7 e S7 edge podem ficar submerso a até um metro e meio e por pouco mais de trinta minutos, uma resistência superior à observada no Galaxy S5.
Apesar dessa característica, o smartphone não possui vedações às suas entradas externas, para USB e fone de ouvido. Ao menor contato com água, o sistema de revestimento interno entra em cena e impede que o líquido molhe os componentes.
Games
Os novos tops da Samsung ganharam ainda ferramentas para conquistar o coração dos fãs de games. Uma dessas frentes é o Game Launcher, uma plataforma que reúne todos os apps de games e permite reduzir o volume de notificações durante partidas e controlar o consumo de bateria. Também dá para gravar cenas dos jogos, como uma luta ou uma corrida.
A outra dessas iniciativas é funciona nos bastidores do aparelho, mas é uma conhecida dos gamers. Os aparelhos suportam a plataforma gráfica Vulkan, que é capaz de rodar jogos com imagens muito robustas sem engasgar e comprometer a bateria.
Borda
A outra das novidades, mas que só vale para o S7 edge, é a introdução de novas funções da borda infinita. Se antes permitia apenas uma fileira de apps, agora são duas.
Além disso, a lateral do celular curvo da Samsung agora possui abas, que podem ser passadas com o deslizar dos dedos. E cada aba te sua função. Se a primeira agrega os aplicativos favoritos, a segunda lista funções mais usadas, como a de tirar selfies, a terceira exibe bússola, régua e lanterna.
Especificações
O Galaxy S7 continua a ter tela de 5,1 polegadas enquanto o S7 edge ganha tela de 5,5 polegadas, menor que a do Galaxy S6 edge+. A imagem dos dois é de alta definição (2560 x 1440 pixels). Como a tela permanece permanentemente ligada, o usuário não precisa tocar nos botões para o display ser acionado.
Os aparelhos são feitos de metal e vidro 3D. Com memória RAM de 4 GB, os dois celulares possuem duas opções de armazenamento interno, de 32 Gigabyte ou 64 GB. É possível ainda expandir esse espaço em até 200 GB com a inserção de cartões de memória.