Grupo agia em Planaltina. Disputa na região faz ‘inocentes vítimas da violência’, diz delegado.
Quatro integrantes de um grupo criminoso de Planaltina, no Distrito Federal, foram presos na manhã desta terça-feira (13) durante uma operação da Polícia Civil. A gangue foi responsável por mais de 40 homicídios e tentativas de homicídio na região entre 2014 e 2017, segundo a corporação, e também praticava roubos e tráfico de drogas.
Foram expedidos pela Justiça 16 mandados de prisão. Além dos quatro presos nesta terça, um adolescente foi apreendido e outros seis integrantes da gangue já estavam detidos. Os policiais também apreenderam drogas, balança de precisão, máscaras, celulares e dinheiro.
“Os mais ativos da gangue foram capturados. Pela experiência com outras gangues, quando esses são presos, ela vai se desmontando”, afirmou o delegado Valdemar Tassara.
“Planaltina é um caso peculiar onde gangues brigam por dominação da cidade e, nessa briga, acabam fazendo inocentes vítimas da violência.”
De acordo com a polícia, o objetivo desta operação é acabar com a disputa entre duas gangues no local, sendo que a primeira delas já tinha sido alvo da polícia em outra operação.
Segundo as investigações, foi verificado o crime de associação criminosa armada, com a participação de menores de idade, entre 2014 e 2017.
A operação foi batizada de Ares, em referência ao deus grego da guerra. Ela mobilizou cerca de 150 policiais e tem apoio do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC), da Divisão de Operações Aéreas (DOA) e Divisão de Operações Especiais (DOE).