Concursados deveriam receber o pagamento no quinto dia útil deste mês, diz sindicato. Governo informou que quantia será depositada na quarta.
Os servidores da rede pública de ensino do Distrito Federal que deveriam receber o pagamento do 13º salário em maio reclamam que o dinheiro ainda não foi depositado. A gratificação, disponível para os aniversariantes do mês de abril, teria que ser depositada no quinto dia útil do mês. Até esta segunda (22), a transferência não havia sido feita.
O Palácio do Buriti deposita o 13º dos servidores ao longo do ano – os concursados recebem no mês subsequente ao aniversário, e os comissionados, em parcelas pagas em junho e dezembro.
Em nota, a Secretaria de Educação apontou que “o pagamento do 13º salário dos professores da rede pública de ensino será efetuado nesta quarta (24)”. O G1 perguntou, mas o governo não respondeu sobre o motivo do atraso, quantos servidores aguardam pelo depósito e qual é o valor total dessa folha de pagamento.
“Desde o início do mês, ouvimos a promessa de que o dinheiro seria depositado na sexta-feira. Passaram algumas semanas e nada do valor. Pedi ao Banco de Brasília a antecipação do 13º e, por causa desse atraso, pagarei juros ainda maiores”, lamentou uma professora, que pediu para não ser identificada.
Em entrevista, o diretor do Sindicato dos Professores do DF Samuel Fernandes disse que “virou rotina para o GDF atrasar salários”.
“Nos últimos meses, o governo depositava o dinheiro com atraso – até o dia 15. No caso das pessoas que fizeram aniversário em abril, o cenário é ainda pior. O mês está acabando, muitos servidores têm dívidas e, infelizmente, ainda não receberam a quantia”, completou.