O Google desenvolveu um carro que dirige sozinho, sem acelerador, freio, marchas e volante e que funciona apenas por alguns comandos de localização. O automóvel, que tem espaço para dois passageiros entrarem, podem empresa ser colocados em circulação nem um prazo de até dois anos.
O automóvel da gigante de buscas é elétrico, anda a 25mph (equivalente a 40km/h, uma velocidade modesta) e promete revolucionar o setor automobilístico. Seu design lembra os automóveis minis, com desenho arredondado e compacto. O Google pretende transformar estes acidentes em coisa do passado.
O interior do carro tem duas poltronas estofadas, com cintos de segurança. Volante, freios, embreagem e aceleradores são desnecessários para um veículo que percorre distâncias sem a intervenção humana. Sensores evitam colisões com outros carros durante o tráfego. Por enquanto, não é possível confirmar se o automóvel funcionárá com o sistema Android.
A ideia do Google era criar um carro “bonitinho”, econômico, prático e confortável a ponto de transformar motoristas em passageiros. A empresa prevê produzir 100 veículos para testes na Califórnia nos próximos dois anos.
O Google já anunciou outro carro que se dirige automaticamente neste ano. O veículo, no entanto, tem volante e componentes convencionais. O diferencial deste outro automóvel é que ele reconhece ciclistas, pedestres e sinais de trânsito.
Para conhecer melhor o projeto, com uma entrevista com Chris Urmson, diretor dos carros que se dirigem do Google, confira o vídeo abaixo:
[youtube youtubeurl=”CqSDWoAhvLU” ][/youtube]