O Google criou uma nova forma para desenvolvedores Android lançarem versões desktop de seus apps. Com o Android Runtime for Chrome (ARC), é possível adaptar praticamente qualquer aplicativo para ser rodado no Google Chrome para Windows, Mac ou em Chromebooks. O recurso havia sido apresentado em setembro de 2014, mas só agora está disponível para qualquer desenvolvedor.
A adaptação é muito simples e pode ser feita com alguns cliques usando a extensão ARC Welder no Google Chrome. Ela é responsável por obter o arquivo APK do aplicativo Android e transformá-lo em um aplicativo nativo do Chrome, que pode ser baixado pelos usuários via loja Chrome Web Store.
Em um teste, foi possível gerar uma versão do Instagram perfeitamente funcional no Chrome em alguns segundos, e ainda obter um arquivo ZIP que poderia ser submetido para publicação na loja oficial do navegador. Até o momento, o único bloqueio parece ser com programas que funcionem com compras internas, já que o Google Play Services ainda não opera no ARC.
Com a novidade, os usuários de computadores poderão celebrar, para breve, a chegada de diversos apps exclusivos dos smartphones aos PCs Windows, OS X e Chrome OS.