O Google oficializou, nesta quarta-feira, 15, o lançamento do Android L, que, na realidade, chama-se Lollipop – ou pirulito. A versão 5.0 do sistema operacional da empresa vem com uma série de novidades e chega primeiro aos dois novos aparelhos da linha Nexus lançados hoje.
Os Nexus 5, 7 e 10, além dos aparelhos Google Play Edition, receberão a atualização dentro das próximas semanas.
Ontem, para brincar com o fato de que o nome do sistema ainda não havia sido escolhido, o Google divulgou um vídeo em que os candidatos passam por um processo seletivo. Aparece até um biscoito “Oreo” como brincadeira e encerra com a mensagem “só pode haver um L”.
A versão 5 traz uma forte mudança visual e comportamental ao Android. Os aplicativos serão feitos seguindo um padrão chamado Material Design, linguagem que pode ser usada para tornar a experiência multiplataforma mais sutil e agradável.
São novas cores, animações e movimentos que dão uma cara mais amigável aos dispositivos, e que fazem aplicações “conversarem”, porque trabalha com efeitos de sobreposição que funcionam mesmo quando o usuário trocar de um app para outro.
O Material Design reconhece profundidade e aumenta e diminui a exibição do conteúdo conforme o tamanho da tela. É algo totalmente responsivo, semelhante ao que é visto com páginas em HTM5. Também será possível incluir respostas animadas para cada toque que o usuário der na tela.