Com o caixa do governo no limite e a crise financeira sem querer ir embora, o governador Paulo Câmara (PSB) aposta no poder da articulação política para não perder o ritmo do desenvolvimento no estado. Uma missão difícil para o socialista que tem feito uma verdadeira peregrinação por ministérios em busca da liberação de recursos. Na mais recente mobilização, em favor da instalação do hub da Latam em Pernambuco, o governador convocou parlamentares de correntes políticas distintas e a sociedade civil para ajudá-lo na tarefa de conquistar o empreendimento.
Ontem, no Palácio do Campo das Princesas, Câmara recebeu representantes das bancadas de deputados federais e senadores. Os detalhes do projeto foram repassados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões. Os parlamentares saíram do encontro com o compromisso de defender o estado, mostrando as condições favoráveis do Aeroporto do Recife/Guararapes para receber o centro de voos, também disputado por Fortaleza (CE) e Natal (RN).
A convocação do governador foi atendida por 17 deputados e dois senadores (Humberto Costa/PT e Douglas Cintra/PTB). O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) não chegou a tempo. Ele estava na Alemanha e desembarcou em Brasília no último final de semana. “É importante neste momento a gente ter uma rede de pessoas qualificadas que possam nos ajudar difundindo nossas potencialidades, mostrando que investir em Pernambuco vale a pena”, comentou Câmara.
Ele reforçou que o empenho dos parlamentares será importante, principalmente para liberação, por parte do governo federal, das áreas da Base Aérea e onde funcionou o antigo aeroporto. Essa negociação, segundo Thiago Norões, é o principal entrave para que o Grupo Latam possa decidir por Pernambuco. Na próxima semana, conforme antecipou o governador, várias reuniões estão agendas com a TAM para nivelar as informações colhidas pelo governo e pela empresa.
Chineses
Hoje, Paulo Câmara estará mais uma vez em Brasília. Pela manhã, terá uma agenda com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. À tarde, com o embaixador da China, Li Jinzhang. Em maio, uma delegação chinesa esteve no Brasil com a disposição de investir R$ 53,3 bilhões no país. “Vou apresentar Pernambuco a eles”, disse o governador.
Saiba mais
17 dos 25 deputados federais estiveram presentes ao encontro
2 dos 3 senadores participaram da reunião
O hub da Latam
O empreendimento fará a conexão, de forma rápida, a destinos no exterior
No Brasil, a empresa já tem hubs operando em Brasília e Guarulhos
A localização diferenciada da Região Nordeste permitirá que o país se conecte com toda a América do Sul com a Europa
Fortaleza (CE) e Natal (RN) também estão na disputa para atrair o empreendimento
A decisão será anunciada pela companhia no final do ano
8 mil e 12 mil empregos diretos e indiretos é a expectativa com o empreendimento
R$ 3,9 bilhões será o total previsto de investimento.