Nesta segunda-feira (5), a Novacap e o DER avaliam a estrutura da ponte sobre o córrego Taguatinga, na DF-459, que liga Ceilândia e Samambaia. A iniciativa faz parte de uma vistoria que vai passar por todas as estruturas do tipo da cidade.
Segundo os órgãos, um veículo carregado com 45 toneladas vai ser usado como teste nos locais. A ideia é testar a qualidade, a confiabilidade, a modernização e a padronização de procedimentos técnicos de engenharia nas pontes.
Em nota, a Novapacap disse que “a partir dos resultados dos estudos e dos modelos numéricos desenvolvidos, será possível a validação dos modelos de comportamento estrutural, a detecção precoce de eventuais deficiências de comportamento, a avaliação da resposta da estrutura sob os carregamentos aplicados e dos níveis de segurança e funcionalidade da obra e, com isso, a certificação da estrutura quanto à estabilidade e à durabilidade durante sua vida útil, visando sempre a segurança dos usuários”.
As atividades acontecem por meio de um convênio entre a Novacap e a Fundação de Apoio à Pesquisa, no valor de R$ 5 milhões. É a primeira vez que o exame é realizado por órgãos do governo.