O Governo de Goiás, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO), pretende lançar em breve o Condomínio de Desenvolvimento Econômico de Santo Antônio do Descoberto, a maior área para indústrias do Centro-Oeste brasileiro. Com 8,9 milhões de metros quadrados (m²) no entorno do Distrito Federal, o empreendimento será maior, inclusive, que o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), que possui 8,7 milhões de m², mais de 150 indústrias instaladas e cerca de 26 mil trabalhadores.
A área será cedida pela Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto e, para priorizar a transparência em todo o processo e obedecer a legislação municipal, uma audiência pública será realizada para debater a criação do parque industrial com a população e autoridades locias. Após a aprovação e a conclusão do trâmite jurídico municipal, o governador Ronaldo Caiado lançará o empreendimento ao lado do presidente da CODEGO, Marcos Cabral, e o prefeito Adolpho Von Lohrmann.
O objetivo do investimento é fomentar a economia e a geração de emprego e renda para a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (DF) e Entorno (Ride), formada por 34 municípios, sendo 29 deles em Goiás, alcançando quase 1,5 milhão de goianos e 4,5 milhões de pessoas que vivem no Entorno e no DF.
Outro ponto positivo é que o desenvolvimento para Santo Antônio do Descoberto será imediato, tendo em vista que apenas 7% da população do município tem carteira assinada, sendo um dos menores índices de Goiás e a maioria ainda trabalha em outra unidade da Federação, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vale ressaltar que, nos condomínios empresariais de porte semelhante, apenas na fase inicial são gerados 5.300 empregos diretos.
Infraestrutura e localização
O novo distrito contará com infraestrutura completa nos moldes dos mais bem-sucedidos condomínios empresariais do mundo e oferecerá pavimentação adequada para o tráfego de veículos pesados, galerias pluviais, estações de tratamento de água, esgoto e energia elétrica, tecnologia para oferecer a melhor conexão de internet do mercado e atenção total à sustentabilidade, com área verde destinada à preservação.
Na primeira fase de implantação, o Condomínio de Santo Antônio do Descoberto poderá receber 53 empresas, em lotes de até 82 mil metros quadrados. E neste ano, dentro da política de atração de investimentos, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC), assinou 69 protocolos de implantação de empresas no Estado.
O parque industrial será instalado às margens da GO-425 e da BR-060, um dos principais eixos viários do Brasil, e ficará a cerca de 50 quilômetros do Aeroporto Internacional de Brasília ? Presidente Juscelino Kubitschek, o terceiro maior aeroporto do Brasil em número de passageiros transportados e o primeiro aeroporto da América do Sul a operar com pistas simultâneas.