O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o nome dos novos ministros do seu próximo governo, que começa oficialmente em menos de 10 dias. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa, que foi transmitida ao vivo, na manhã desta quinta-feira (22/12), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Com o auditório lotado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funcionou o gabinete de transição do novo governo, o presidente eleito anunciou 16 novos nomes para os ministérios do futuro governo.
Com a previsão de 37 ministérios — seis já estavam confirmados — e com os anúncios desta terça, ainda ficam faltando 13 nomes para o ministério. Segundo Lula, esses últimos nomes devem sair até “segunda ou terça” da próxima semana.
Antes de falar sobre os nomes, Lula e Alckmin apresentaram o relatório sobre os trabalhos do grupo de transição. No documento, o novo governo apontou falhas da liderança de Bolsonaro.
Lula antecipou que deve trabalhar mais neste terceiro mandato que trabalhou nos dois primeiros, mas que tem o objetivo de equacionar o problema social da fome, “Eu quero sair, quando eu acabar o meu mandato sendo mais eficiente com a parte mais pobre” disse o presidente eleito.
Até o momento, haviam sido confirmados Fernando Haddad, na Fazenda; Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública; José Múcio Monteiro, na Defesa; Rui Costa, na Casa Civil; e o embaixador Mauro Vieira nas Relações Exteriores. A cantora Margareth Menezes foi convidada por Lula e que aceitou assumir o Ministério da Cultura, mas ainda não foi oficialmente anunciada. O ex-governador Camilo Santana também deve ser confirmado para a Educação.
VEJA A LISTA COMPLETA:
- Alexandre Padilha – Relações Institucionais
- Márcio Macedo – Secretaria Geral da Presidência da República
- Jorge Messias – Advocacia Geral da União
- Nísia Trindade – Saúde
- Camilo Santana – Educação
- Esther Dweck – Gestão
- Márcio França – Portos e Aeroportos
- Luciana Santos – Ciência e Tecnologia
- Cida Gonçalves – Ministério da Mulher
- Wellington Dias – Desenvolvimento Social
- Margareth Menezes – Cultura
- Luiz Marinho – Trabalho
- Anielle Franco – Igualdade Racial
- Silvio Almeida – Direitos Humanos
- Geraldo Alckmin – Indústria, Comércio Exterior
- Vinicius Marques de Carvalho – Controladoria-Geral da União