A partir da próxima segunda-feira (21), haverá greve dos metroviários, caso o Governo do Distrito Federal (GDF) não atenda às reivindicações da categoria. A decisão foi tomada depois que o GDF descumpriu o acordo de publicar novo edital para concurso até setembro.
De acordo com o Sindicato dos Metroviários, não se trata de reajuste salarial. “Nós queremos melhorias das condições de trabalho, e, atrelado a essa isso, precisamos de mais colegas em atividade. Vale lembrar que más condições levam à má prestação de serviço”, conta Luciano Costa, coordenador geral do Sindicato dos Metroviários.
O último concurso foi realizado em 2009 e, anteriormente a este ano, só em 2005 houve outra contratação. Como não ocorreu contratações e, cada vez mais, saem funcionários, a demanda só aumenta. Em 2010, já era preciso criar 600 vagas. O número vem aumentando ano após ano, e agora a defasagem gira em torno de 2 mil contratações.
Em 2011, foi feita nova promessa de edital, o que não aconteceu. “Mais recentemente, o GDF divulgou que soltaria um edital em setembro. Agora, a previsão é que ele saia em dezembro, para contratação em junho do próximo ano, época de copa do mundo e de eleição”, lamenta Costa.
Ainda de acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Metroviários, se o Governo do Distrito Federal publicar, até segunda-feira, o edital para concurso, a greve será cancelada. “A categoria não está brincando e está preparada para greve de mais de um mês, porque a situação está caótica”, alerta.