Medida foi tomada depois de ‘descontinuidade da escala de profissionais’. Secretaria de Saúde afirma que serviço deve ser normalizado no domingo.

Após profissionais de saúde do Hospital Regional de Samambaia, no Distrito Federal, apresentarem atestados para afastamento, a Secretaria de Saúde determinou quinta-feira (14) restrição para execução de partos na unidade até o próximo domingo (17). Durante o período, o atendimento a gestantes será realizado nos hospitais de Taguatinga e do Gama.
O hospital determinou o cancelamento dos partos e afirma que faltaram profissionais para realizar o atendimento na neonatologia. São realizados 400 partos por mês no centro médico. A Secretaria de Saúde afirma ter buscado recompor a escala de profissionais na unidade, mas não teve sucesso.
A pasta disse que vai tentar ampliar a jornada de trabalho de 349 servidores. Se aprovada a mudança, este grupo vai passar a trabalhar 40 horas semanais.
Em nota, a secretaria afirmou que cerca de dois mil profissionais de saúde foram contratados desde 2015. Neste período, 1.131 servidores assumiram, sendo 357 médicos.