Instabilidade no sistema impede registro e triagem dos pacientes. Secretaria diz que equipe técnica trabalha para resolver o problema.
Uma falha no sistema de informática do Hospital Regional do Gama fez com que instituição suspendesse o atendimento nesta segunda-feira (16). Segundo uma denúncia anônima, os funcionários não conseguem nem mesmo fazer fichas e triagem dos pacientes. A fila de espera já era longa desde às 7h.
A Secretaria de Saúde confirmou a instabilidade no sistema e disse que a equipe técnica conseguiu solucionar o problema no início da tarde. No dia 11 de janeiro, o Hospital Regional do Paranoá também deixou de atender pacientes, nesse caso alegando superlotação do pronto-socorro.
Sem internet e telefone
O sistema de informática na rede pública do DF está prejudicado pela falta de internet em vários centros de saúde. A secretaria tem uma dívida de cerca R$ 28 milhões com a empresa de telefonia e a situação deixa os postos de saúde sem internet e telefone há pelo menos cinco meses.
A falta de conexão prejudica serviços, como entrega de resultados de exames e liberação de medicamentos. Sem internet, os funcionários também afirmam que não é possível fazer o pedido de novos remédios. O posto de saúde do Gama é um dos quais há falta de remédios nas prateleiras das farmácias.
Em Sobradinho 2, é preciso improvisar, afirma um servidor. “Acontece que se os pacientes vêm até aqui para ligarem para o Samu e temos que emprestar nossos celulares”, disse. A mesma situação é reportada no centro de saúde do Paranoá. “Todas as remoções, seja com ambulância do Hospital do Paranoá ou Samu são pedidas pelos celulares dos funcionários, inclusive a busca de vagas nas unidades também”, declarou outro trabalhador da Saúde.
No Posto de Saúde 311 do Recanto das Emas, os funcionários contam que sem internet e telefone há meses um dos problemas mais sérios que estão enfrentando é com pacientes de HIV porque o controle de distribuição dos medicamentos é vinculado ao sistema informatizado do Ministério da Saúde, acessado somente pela internet.