CEAM será na 102 Sul; governador prometeu inauguração em 29 de março.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou nesta sexta-feira (8) a criação de um Centro de Atendimento à Mulher (CEAM) na Estação 102 Sul do Metrô do Distrito Federal. Segundo ele, o CEAM será inaugurado no dia 29 de março.
“Vai funcionar durante todo dia e à noite vai ter uma equipe revezando. Vai ser aberto 24 horas e a partir daí queremos estender para várias estações do metrô”.
O anúncio foi feito durante a solenidade do Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Buriti. Ibaneis disse que o centro terá atendimento com psicólogos, psiquiátricas e também policiais.
Além do CEAM da 102 Sul, o governador anunciou que quer criar outros três centros de atendimento em unidades do metrô. Segundo ele, será criada uma nova unidade a cada três meses.
Além dos centros, CEAM, ele prometeu manter a Casa da Mulher Brasileira. Para isso, o GDF deve desfazer o convênio com o governo federal e retomar o terreno.
“Estamos negociando com o Governo Federal pra que eles devolvam o terreno pra gente e vamos negociar. Eu quero abrir (a Casa da Mulher) nas cidades satélites, um projeto melhor que atenda todas as cidades.”
Tornozeleiras eletrônicas
Outro anúncio do governo é o uso de 6 mil tornozeleiras eletrônicas para monitorar homens acusados de agredir mulheres.
“Estamos utilizando o que temos de melhor em tecnologia e agora com as tornozeleiras, a secretaria de Segurança vai acompanhar 24h não só a mulher mas também vai saber o momento em que o agressor estiver se aproximando.”
A iniciativa ainda depende de um convênio com o Tribunal de Justiça do DF (TJDF). A data prevista para assinar o convênio é 25 de março.
Outras promessas
Mutirão de Mamografia: o GDF anunciou um mutirão de mamografia entre os dias 8 e 14 de março. Os exames, de graça, serão no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), no Centro de Radiologia de Taguatinga e nos hospitais regionais de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Gama e Santa Maria.
Exoneração do diretor de Hospital de Brazlândia: de acordo com o governador, o diretor do hospital perdeu a confiança e não poderá mais ocupar cargos de confiança. Segundo Ibaneis, “é um recado para quem não quiser partir para essa situação. Atenda bem a comunidade, fiscalize os servidores”.
Ampliação das escolas militares: Ibaneis disse que a medida “está em estudo”. De acordo com o governador, a ideia do Ministro da Educação é “transformar Brasília em um projeto-piloto de educação”.
Calamidade em Vicente Pires: o governador do DF disse que estuda decretar situação emergencial na região administrativa. Ainda segundo Ibaneis, o governo fez contato com o Tribunal de Contas para fazer novas licitações e projetos para Vicente Pires, que afirmou estar em “situação de calamidade pública”.
Fonte G1