O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas durante toda a semana. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, as previsões apontam para um mês de novembro chuvoso. “A expectativa é de que o índice pluviométrico fique dentro da média, ou ligeiramente acima dela”, explicou o especialista.
Ainda segundo Mamedes, a instabilidade do tempo nos últimos dias é normal para o início da estação chuvosa. “Antes, as precipitações estavam mais intensas porque havia influência de uma frente fria vinda do Sul, aumentando a incidência no Centro-Oeste. Agora, ela foi embora para o oceano e resta a umidade da Região Norte que se descola para cá”, afirmou.
A manhã desta terça-feira (7/11) começou com chuva na capital. As temperaturas, segundo o órgão, marcaram mínima de 17°C e a máxima deve chegar a 27ºC nas horas mais quentes do dia. A umidade relativa do ar vai variar entre 95% e 40%.
Alerta
Até o momento, não há alertas no sistema para temporal, vento forte ou tempestade com raios – fenômenos que são comuns nesta época do ano.
Mesmo com o início do período chuvoso, os reservatórios de água do Distrito Federal seguem em situação crítica. O volume útil da barragem do Descoberto atingiu apenas 5,5% da capacidade na tarde de segunda (6). O reservatório de Santa Maria caiu para 22,1%.
Acidente
A chuva que atinge o DF exige cuidado redobrado no trânsito. O Corpo de Bombeiros foi acionado nesta terça para atender um acidente na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia Norte) por volta das 6h30. Um motociclista ficou ferido após derrapar na pista molhada e ser atingido por uma Kombi. Ele foi levado ao Hospital de Base do DF (HBDF), com dores no corpo, mas consciente e estável.
Veja vídeo: