Previsão do Inmet é de que temperaturas alcancem máxima de até 27 ºC, junto com queda da umidade relativa do ar. Nesta época de ipês, morador precisa redobrar cuidado com vias respiratórias.
O inverno no Distrito Federal, que marca o final do período chuvoso, deve trazer temperatura mínima de 12 ºC e máxima de 27 ºC nesta estação. Segundo o metereologista do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) Hamilton Carvalho, o frio deve se concentrar nos meses de junho e julho.
“A umidade relativa do ar que está mediana deverá cair aos poucos e a partir de julho deve chegar a 30%.”
A partir de agosto, quando a vegetação já está seca, começa o risco de incêndios. “Vale destacar que esse quadro, além do DF, também se repete em toda a região Centro-Oeste e Sudeste”, lembra Carvalho.
O inverno também requer com cuidados com a saúde devido à baixa umidade do ar. O foco deve ser na atenção com o nariz. Segundo o médico Luiz Antônio Silva, do quadro “Pergunte ao doutor”, é preciso lavar constantemente o nariz com soro fisiológico além de higienizar, umidifica a região.
“A atenção com o nariz é mais eficaz que usar um umidificador, que pode favorecer o aparecimento de fungos.”
Florada dos ipês
Entre julho e setembro, Brasília recebe também a florada dos ipês. Brancos, amarelos e roxos, eles são um dos símbolos da cidade. Segundo o Projeto Ipês do Cerrado, além de combater a poluição, cada árvore adulta absorve cerca de duas toneladas de gás carbônico, ajudando a deixar o ar mais puro.