Ele foi eleito com 12 votos e com isso comandará a Casa pelos próximos dois anos. Agaciel Maia também recebeu 12 votos; desempate ocorreu com base em campanha de 2014.
O deputado Joe Valle (PDT) foi eleito nesta quinta-feira (15) presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com 12 votos. Com isso, ele comandará a Casa pelos próximos dois anos. O concorrente dele, Agaciel Maia (PR), também tinha recebido 12 votos, mas Joe tinha preferência em critérios de desempate por ter tido mais mandatos que o concorrente.
Ambos foram eleitos duas vezes (2010 e 2014), mas Joe chegou a ocupar o cargo de distrital como suplente por dois dias, em 2006. Inicialmente, a Mesa Diretora tinha anunciado que o desempate tinha sido definido pelo número de votos obtidos durante a campanha de 2014 – o terceiro critério na ordem de desempate. A informação foi corrigida por Joe, em coletiva após a eleição.
Após escolherem a presidência, os parlamentares elegeram Wellington Luiz (PMDB) novo vice-presidente da Câmara. O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) foi indicado líder do GDF na Câmara Legislativa. Na prática, ele é responsável por articular e pautar projetos de interesse do governo na Casa.
Houve bate-boca entre os distritais no plenário. O deputado Robério Negreiros (PSDB) mudou o voto, inicialmente em Agaciel, após ter sido chamado de “moleque” por Rodrigo Delmasso (PTN). Assim, acabou dando apoio para Joe. O resultado de Joe Valle só foi proclamado 20 minutos depois, após suspensão da sessão.
Nos bastidores, Robério tinha decidido que votaria em Joe Valle, mas teria mudado de voto por determinação do presidente do PSDB, senador Aécio Neves. Depois da confusção, Agaciel também chegou a declarar que Joe Valle é “laranja” de Celina Leão, afastada da presidência da Câmara em 23 de agosto, acusada de cobrar propina em contratos com serviços de UTI.
Mais cedo, a deputada Sandra Faraj (SD) protagonizou outra animosidade. Ela tinha pedido para concorrer à primeira secretaria da Câmara, sendo que já havia acabado o prazo para isso. Ela tinha chegado atrasada à sessão iniciada às 11h – uma hora depois que o previsto. Ela só conseguiu se inscrever ao cargo, responsável pelo setor administrativo da Câmara, depois de quase dez minutos de discussão.
A eleição de Joe Valle afeta os planos do governador Rodrigo Rollemberg, que apoiava Agaciel Maia nos bastidores. Mesmo com Joe Valle tendo sido parte do governo – ele foi secretário de Trabalho 28 de outubro e agosto deste ano, o panorama político mudou depois que o partido dele, PDT, decidiu se afastar do Executivo.
Em nota, Rollemberg parabenizou Joe e a nova mesa diretora. “Rollemberg acredita na parceria entre Executivo e Legislativo para o desenvolvimento de uma cidade cada vez melhor”, diz o texto divulgado.
Na primeira secretaria, Sandra Faraj foi confirmada, após concorrer com Juarezão. Robério foi escolhido segundo secretário, responsável pela parte financeira da Câmara. Ele era candidato único. O deputado Raimundo Ribeiro foi escolhido terceiro secretário. A pasta cuida da parte dos processos e trâmites legislativos da Câmara. Ele se tornou candidato único depois que Rodrigo Delmasso retirou candidatura.
Joe Valle substitui a presidente afastada, Celina Leão (PPS). Ela foi afastada pela Justiça por suspeita de receber propina em contratos com serviços de UTI. Celina foi substituída pelo deputado Juarezão (PSB), o vice-presidente.
Nas eleições de 2014, Joe angariou 20.532 votos. Já Agaciel, 14.876. A diferença entre votos poderia ser levada em conta como terceiro critério de desempate. Os primeiros são os números de mandatos na Câmara (ambos têm dois, oficialmente) e o número de deputados que integram o bloco de cada um (ambos também têm dois).
Perfil
Joe Carlo Viana Valle nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte, em 1964. Ele já ocupou o cargo de secretário da Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia e, no Executivo local, o cargo de presidente do Emater.
Engenheiro florestal formado pela Universidade de Brasília (UnB) é um dos principais produtores de alimentos orgânicos do país. O primeiro mandato dele como deputado distrital começou em 2010. Ele foi reeleito em 2014.
Veja como ficou a Mesa Diretora para 2017 e 2018:
Presidente: Joe Valle (PDT)
Vice-presidente: Wellington Luiz (PMDB)
Primeira secretária: Sandra Faraj (SD)
Segundo secretário: Robério Negreiros (PSDB)
Terceiro secretário: Raimundo Ribeiro (PPS)
Veja como votou cada deputado, na disputa da presidência:
Agaciel Maia – Agaciel
Bispo Renato – Agaciel
Celina Leão – Joe
Chico Leite – Joe
Chico Vigilante – Agaciel
Cláudio Abrantes – Joe
Cristiano Araújo – Joe
Rodrigo Delmasso – Agaciel
Joe Valle – Joe
Julio Cesar – Agaciel
Liliane Roriz – Joe
Deputado Lira – Agaciel
Luzia de Paula – Agaciel
Professor Israel – Agaciel
Reginaldo Veras – Joe
Rafael Prudente – Joe
Ricardo Vale – Agaciel
Robério Negreiros – Joe
Sandra Faraj – Joe
Telma Rufino – Agaciel
Wasny de Roure – Agaciel
Wellington Luiz – Joe
Juarezão – Agaciel