O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, utilizou as redes sociais para informar, nesta quinta-feira (17), que fechou um acordo com a União Europeia (UE) sobre o Brexit, como é chamada a saída do Reino Unido do bloco. “Temos um ótimo novo acordo que nos dá o controle de volta”, escreveu, no Twitter, ao lado das hashtags #TakeBackControl (tomar de volta o controle), e #GetBrexitDone, (vamos entregar o Brexit).
O premiê não perdeu tempo e jogou a responsabilidade, agora, para o Parlamento britânico, dizendo que os deputados precisam finalizar o Brexit no sábado (19), para quando está marcada uma sessão extra para discutir o assunto.
Segundo Johnson, passar a fase da aprovação do divórcio será importante para que sua administração possa focar em “outras prioridades”, como custo de vida, NHS (o sistema público de saúde), crimes violentos e meio ambiente.
A apreciação no Parlamento, no entanto, não deve ser fácil, já que o premiê não conta mais com a maioria no Legislativo e um de seus principais aliados, o norte-irlandês Partido Unionista Democrático (DUP, na sigla em inglês), se negou a apoiar o acordo proposto pelo Reino Unido.
This new deal ensures that we #TakeBackControl of our laws, borders, money and trade without disruption & establishes a new relationship with the EU based on free trade and friendly cooperation. #GetBrexitDone #TakeBackControl
— Boris Johnson (@BorisJohnson) 17 de outubro de 2019