Jovem de 18 anos golpeou servidor três vezes com ‘estoque’, faca improvisada. Vítima foi levada a hospital e infrator está preso no Departamento de Polícia Especializada.

Um agente socioeducativo da Unidade de Internação do Recanto das Emas, no Distrito Federal, foi esfaqueado por um jovem de 18 anos quando fiscalizava o jantar em um dos módulos do presídio. Segundo a Polícia Civil, o agente disse que fazia a segurança sozinho e foi levado ao Hospital Regional da Asa Norte.
O crime ocorreu por volta das 16h45 deste domingo (29), quando o jantar estava sendo servido aos internos. Segundo ocorrência registrada na 27ª DP, o jovem atingiu o agente três vezes na testa com um “estoque” – faca improvisada. O instrumento chegou a entortar.
De acordo com a polícia, o interno ainda tentou esfaquear o peito e a cintura do servidor, mas como o instrumento estava torto, não conseguiu. O agente teria gritado por socorro e pedido ajuda pelo rádio de comunicação interna.
Neste momento, o jovem teria pego as chaves dos quartos para liberar outros detentos, mas acabou sendo rendido por outros agentes que chegaram a tempo de impedir a ação. O crime foi registrado como tentativa de homicídio e o infrator está detido no Departamento de Polícia Especializada.
“Na contenção do jovem, outros dois servidores também se lesionaram levemente, já foram atendidos e não passam por qualquer tipo de risco”, informou a Secretaria da Criança.
Segundo a pasta, a unidade abriga apenas jovens maiores de 18 anos. Ela tem capacidade para 229 internos e, hoje, abriga 228.
Sistema socioeducativo

Em nota, o Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do DF informou que a “falta de investimento” do governo no sistema prisional, a carência de funcionários e de equipamentos de proteção representam um risco a quem trabalha nas unidades de internação.
Em resposta, a Secretaria da Criança disse que o sistema socioeducativo do DF tem 1.870 servidores em atividade – o número de agentes por unidade de internação não foi informado por “questão de segurança”.
Ainda segundo a pasta, na última sexta-feira (27) foram nomeamos 112 servidores. Estes, somam-se a outros 105 nomeados em julho.
Fonte G1 DF