As forças do governo da Ucrânia retomaram nesta terça-feira (27) o controle do aeroporto da região rebelde de Donetsk, no leste do país, e destruíram um acampamento insurgente na vizinha Luhansk.
“O aeroporto está totalmente sob nosso controle. O inimigo sofreu grandes baixas; nós, nenhuma”, comemorou Arsen Avakov, ministro do Interior.
O comunicado também informou sobre a destruição pela Força Aérea de um acampamento de treinamento rebelde na região de Luhansk.
Os combates em Donestk deixaram até 40 mortos, segundo relatos da prefeitura de Donetsk e de rebeldes.
Alexander Lukyanchenko, prefeito da cidade, disse que foram contados 38 mortos na cidade após os combates. “A situação continua muito tensa. Durante a manhã, 31 pessoas ainda eram atendidas no hospital, incluindo quatro moradores da cidade”, disse o prefeito.
Já os rebeldes informaram que 35 de seus integrantes morreram.
“Em Donetsk foi atingido um caminhão do batalhão Vostok que transportava feridos do aeroporto sob bandeira de assistência médica. Segundo dados preliminares, há 35 mortos e 15 feridos”, declarou Gubarev.
O exército ucraniano enviou na segunda-feira helicópteros, aviões de combate e paraquedistas para retomar o controle do aeroporto estratégico, que os separatistas pró-Rússia tomaram, sem violência, no domingo.
“Retomamos o controle total do aeroporto. O adversário sofreu baixas, mas nós não”, afirmou o ministro ucraniano do Interior, Arsen Avakov.