Espaço público próximo ao Centro de Saúde da QI 3 tem aparelhos com plataforma para cadeirantes e instruções em braille
Pela primeira vez em Brasília, pessoas com deficiência terão um circuito público para praticar exercícios físicos ao ar livre. Foi inaugurado, nesta quinta-feira (8) à tarde, um espaço no Lago Norte com aparelhos adaptados, plataforma para cadeiras de rodas, instruções dos equipamentos em braille e calçadas e estacionamento com rampas de acesso.
Próximo ao Centro de Saúde da QI 3 e à Igreja Nossa Senhora do Lago, o circuito tem dez equipamentos: supino, abdominal, bíceps, remada sentado, tríceps, twist, giro de punho, bicicleta de mão, jogo de barras paralelas e jogo de barra fixa. Com área de 15 metros quadrados e iluminação pública, fica em frente ao comércio da quadra e ao lado de um ponto de encontro comunitário e de uma praça infantil.
De acordo com a administração regional, uma empresa paranaense doou os aparelhos. Já a construção da base de concreto sobre a qual eles foram instalados coube à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, ao custo de R$ 20 mil.
Exemplo
Segundo o administrador, Leandro Casarin, a iniciativa faz parte das ações do governo para ocupar espaços públicos e surgiu de um projeto da própria administração. “Pretendemos transformar o Lago Norte em um bairro acessível”, disse. “Espero que sirva de exemplo para outras regiões.”