Em erupção contínua há 30 anos, o vulcão Kilauea, na ilha do Havaí, está “agitado” neste ano. Após uma forte erupção em junho, lavas do vulcão têm se espalhado lentamente pela ilha, deixando em alerta vilarejos da região.
Depois de atingir uma casa na localidade de Pahoa, no dia 10 de novembro, o rio de rocha fumegante estabilizou temporariamente, mas voltou avançar nesta semana e, agora, já se encontra a 3,2 quilômetros de um das entradas do centro comercial do município.
Segundo informações da EFE, nesta sexta-feira, a lava avançou cerca de 310 metros. Agentes estão apoiando proprietários de estabelecimentos e moradores no preparo para evacuações, caso sejam necessárias.
Cientistas do Centro Geológico dos EUA monitoram as atividades do Kilauea. Não há previsão de quando a lava vai parar de avançar.
As autoridades locais alertaram a população e os visitantes a manter distância do vulcão, que fica no Parque Nacional do Havaí. O gigante, um colosso de mil e cem metros de altura, pode ser observado de uma área protegida no parque, distante 2,5 km da região isolada.