O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, realiza uma breve visita oficial à Cuba nesta segunda (28) e terça-feira (29), enquanto cresce a tensão entre Moscou e o Ocidente devido às ações de separatistas pró-Rússia na Ucrânia.
Lavrov deve se encontrar com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez, às 9h local (10h do horário de Brasília) desta terça, informou a chancelaria em Havana.
A reunião com Rodríguez é a única atividade oficial confirmada da breve visita, mas seguramente Lavrov será recebido pelo presidente Raúl Castro, que se aliou a Moscou diante da crise na Ucrânia.
“Como parte da agenda, Lavrov manterá conversações com seu colega cubano, Bruno Rodríguez, e será recebido por altos dirigentes da nação antilhana”, informou a agência cubana Prensa Latina.
“O chanceler russo (…) analisará durante os encontros um amplo espectro de temas da atualidade internacional e regional, a fim de aprofundar a coordenação em torno de problemas fundamentais da agenda mundial. Também serão revisados os acordos referendados pelos presidentes dos dois países”.
Cuba foi um dos quatro países latino-americanos a votar na Assembleia Geral da ONU, no dia 27 de março, contra a resolução promovida pelos Estados Unidos sobre a crise na Ucrânia. Os demais foram Venezuela, Bolívia e Nicarágua. A resolução foi aprovada por 100 votos contra 11 e 58 abstenções.
De Cuba, o chanceler russo seguirá para Lima, onde permanecerá até a próxima quarta-feira.
Fonte: g1