Leonencio Nossa, repórter do jornal O Estado de S. Paulo, lançou em Brasília, nesta quarta-feira (22), no restaurante Carpe Diem, o livro “Roberto Marinho – O poder está no ar”. A obra é resultado de seis anos de um trabalho minucioso, que levou o autor a realizar pesquisas em vários acervos e a entrevistar mais de cem fontes dentre as quais integrantes da família Marinho, adversários e muitas outras pessoas com quem ele conviveu.
Com 576 páginas, o volume inclui dois cadernos de imagens com fotos de diversas fases da vida pessoal e profissional de Roberto Marinho.
O livro conta a infância, na Zona Norte do Rio, fala da relação com o pai e da chegada à direção de “O Globo”. Mostra ainda a rotina do jornalista em um país que atravessava sucessivas rupturas políticas diante da iminência da Segunda Grande Guerra.
Mas, como em qualquer boa história sobre jornalistas importantes, traz à cena gente famosa, conflitos em família, pequenos e grandes dramas da imprensa e muitos bastidores da política.
“Com 26 anos ele assume o jornal ‘O Globo’ e passa a viver ativamente a história política do Brasil, ora como protagonista, ora como testemunha ocular”, diz o autor.
Nesta primeira obra, Leonencio Nossa conta a vida do herdeiro e comandante do que veio a ser o Grupo Globo, desde seu nascimento em 1904 até 1969, quando entrou no ar o primeiro Jornal Nacional. Mas a biografia terá um segundo volume, que vai do primeiro JN até a morte de Roberto Marinho, em 2003.