O Android Lollipop já foi lançado pelo Google, mas infelizmente quase ninguém colocou as mãos no novo sistema operacional. É o que confirma o relatório mensal da empresa, que atesta que até 1º de novembro, menos de 0,1% dos usuários já utilizam o software mais atualizado.
O gráfico abaixo mostra que a maioria ainda está presa na era Jelly Bean, entre as versões 4.1 e 4.3 do Android, com 48,7% da totalidade de usuários. Em seguida aparece o KitKat, com 33,9%.
Como você pode perceber, não aparece em lugar algum do gráfico nenhum número relacionado ao Lollipop. Isso porque o Google só considera as versões que tenham mais de 0,1% de distribuição, o que significa que o Android 5.0 ainda está abaixo disso.
A estatística é bastante triste quando se observa que o Android Froyo, descontinuado há anos, ainda é mais popular, com 0,5% do mercado, para infelicidade daqueles que ainda estão presos (ou abandonados) nesta versão.
O ritmo lento de adoção do Lollipop se dá porque até agora pouquíssimas fabricantes começaram a liberar a atualização. Donos de aparelhos Nexus já podem desfrutar dos novos recursos; aparelhos da linha da Moto, da Motorola, também devem receber em pouco tempo. Outras empresas prometem updates rápidos, mas não há muita garantia.
A medição foi feita no período de uma semana que se encerrou em 1º de dezembro. Para isso, o Google computa os aparelhos que têm acesso à Google Play Store, o que elimina qualquer versão anterior ao 2.2.