Campanha mundial traz tema ‘minha escolha faz a diferença’. Serão realizadas ações para falar do respeito a pedestre e ciclistas e o perigo de beber e dirigir.
A campanha Maio Amarelo lançada na manhã desta quinta-feira (27) no Distrito Federal irá reunir motociclistas, ciclistas e corredores para promover a conscientização sobre a responsabilidade de motoristas e pedestres no trânsito.
Este ano, o tema é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. A intenção, segundo o governo, é debater a segurança viária e chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no mundo.
“Vamos destacar atitudes em relação ao transito mas a atenção não será para multas e sim para o risco das vidas. É para isso que existe o Maio Amarelo”, disse o coordenador-geral do Denatran, Francisco Garonce.
Durante o mês, órgão de fiscalização e controle farão campanhas para conscientização dos motoristas. Serão realizadas ações envolvendo os temas álcool e direção, respeito ao pedestre e ciclistas e também vão haver parcerias com a Universidade de Brasília.
Os monumentos da capital serão iluminados na cor amarela, ações educativas serão realizadas diariamente e no domingo 14 de maio, será feita a distribuição de rosas amarelas em homenagem ao Dias das Mães. No dia 10 de maio, será realizado um encontro com motociclistas no Estádio Mané Garrincha. Eles irão percorrer um trajeto até a Ponte JK.
“Para a reunião dos motociclistas esperamos de 4 a 5 mil pessoas. Antes do passeio, vamos falar sobre uso de celular no trânsito, ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir e outros assuntos que afetam diretamente os motociclistas”, disse o representante do Maio Amarelo no DF, Fábio Vargas.
Dois dias depois, em 12 de maio, serão os ciclitas a realizarem um percurso na EPGT e em 28 de maio, serão organizadas corridas de 5 e 10 quilômetros no Eixão Norte como parte da campanha.