A edicão de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou ao fim neste domingo (9). De acordo com o balanço oficial com dados preliminares do Ministério da Educação (MEC), a abstenção de estudante ficou em 28,6%. O número é menor do que o registrado em 2013, quando 29,7% dos estudantes não compareceram ao exame.
Nos dois dias de provas, foram eliminados 236 inscritos pelo uso indevido de telefones celulares. Considerando os demais casos, o número preliminar de eliminações chegou a 1.519 nesta edição.
Para o ministro da Educação, Henrique Paim, a aplicação do Enem em 2014 teve uma uma avaliação positiva. “Tivemos um Enem tranquilo, o que demonstra a consolidação do processo. A logística aperfeiçoada a cada ano está mostrando resultados”, afirmou o ministro em entrevista coletiva no domingo (9).
Provas
No sábado e no domingo, os candidatos responderam a 180 questões de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Códigos.
O Enem teve como tema de redação o “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Para subsidiar a produção textual dos participantes, a proposta de redação trazia três textos motivadores: um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo, e outro texto sobre a criança como o consumidor do futuro.
Correção comentada
O Guia do Estudante, em parceria com o cursinho Oficina do Estudante, irá publicar a correção comentada das questões, em ambos os dias.
ATENÇÃO: Os gabaritos oficiais das provas serão divulgados até quarta-feira (12), no site do Enem, conforme prevê o edital do exame.