O ex- candidato ao governo do Distrito Federal Leandro Grass (PV) assumirá a presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), anunciou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Com os ataques terroristas de domingo (8/1), a prioridade da gestão será a recuperação de obras artísticas e históricas do patrimônio público. “Nossa primeira preocupação é recuperar as obras, os monumentos e o que mais houver de dano causado pelos atos terroristas desse domingo. Além das edificações, foram destruídas obras de Marianne Peretti, Di Cavalcanti e Alfredo Ceschiatti que fazem parte do valoroso acervo da nossa capital. Um prejuízo incalculável”, disse Grass, em nota.
O novo presidente do Iphan declarou, ainda, que estarão na gestão Andrey Rosenthal Schlee, como diretor de Patrimônio Material e Fiscalização, e Deyvesson Gusmão, como diretor de Patrimônio Imaterial.
Grass prometeu fortalecer a política do patrimônio cultural, “valorizando os quadros técnicos, escutando-os e trabalhando para que o órgão se reestruture, em especial para que haja um plano de carreira para os servidores da cultura”.
Por Correio Braziliense