Reincidência de atos infracionais chega a 85%, aponta secretaria. Por dia, 28 jovens são apreendidos; 25% têm mais de 6 passagens.
Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do Distrito Federal mostra que houve um aumento do número de 26,9% no número de cumprimento de mandados de busca e apreensão a menores de idade por atos infracionais em relação ao primeiro semestre de 2015. O relatório mostra a participação de menores em 40% dos homicídios no DF.
Nos primeiros três meses do ano, as apreensões em flagrante de jovens infratores tiveram queda de 0,8% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, de 2.155 para 2.137.
Segundo os dados da secretaria, a reincidência desses jovens na prática de atos infracionais chega a 85%, e 25% dos menores cometem entre seis e dez infrações antes de ser internados.
De acordo com os dados, uma em cada quatro armas ilegais que a polícia retirou de circulação estavam nas mãos de menores.
Os crimes mais comuns praticados por eles são roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídio. A prática desses atos levou 85% dos adolescentes infratores aos centros de internação do Distrito Federal e corresponde a 80% das infrações cometidas por menores.