Cada pacote vai conter trajes de segurança, capacete, escudo e cassetete. Segundo empresa, equipamentos serão utilizados para evitar confusão após grandes eventos em Brasília.
O metrô do Distrito Federal anunciou licitação para compra de kits antitumulto no valor de R$ 59.742,50. De acordo com o edital, serão 25 kits com trajes de segurança, capacete, escudo e cassetete. A empresa informou que a necessidade dos equipamentos foi identificada durante a dispersão do público após grandes eventos em Brasília.
Segundo o Metrô, principalmente em dias de jogos no Estádio Nacional de Brasília, aumenta o número de pequenos delitos e vandalismo e a empresa precisa preparar os agentes de segurança para defender o patrimônio e o público. A empresa relatou problemas principalmente com as torcidas organizadas.
“Os equipamentos [kits antitumulto] garantem mais proteção aos próprios agentes de segurança, que não utilizam armas de fogo”, informou em nota a empresa.
A assessoria do Metrô informou que, além da compra dos kits antitumulto, é também previsto treinamento e capacitação dos agentes por policiais militares. As empresas interessadas em fornecer equipamento de segurança para o Metrô deverão enviar propostas até 10h do dia 22 de março e realizar um pré-cadastro no site de compras do GDF.
Tumulto
Em janeiro de 2016, a PM deteve 44 membros de torcidas organizadas que invadiram os trilhos na Estação Ceilândia Sul, danificaram o primeiro vagão de um dos trens, atacaram um dos hidrantes e picharam estruturas. O grupo embarcou na Praça do Relógio, em Taguatinga, e seguia para o Estádio Abadião para assistir à partida entre Brasiliense e Santa Maria. Por causa do incidente, o serviço foi interrompido durante 11 minutos.
No mês seguinte, o Metrô fechou uma hora e meia mais cedo após uma briga entre passageiros na madrugada. Três vagões foram depredados durante a confusão na Estação Shopping. A discussão começou por volta de 1h30. Os trens estavam previstos para deixar de circular às 3h. Passageiros que tinham embarcado no Plano Piloto tiveram que descer do trem.