Celebração começou ás 17h e terminou com procissão pela Esplanada. Arquidiocese estimava presença de 100 mil cristãos durante todo o dia.
Cerca de 20 mil fiéis acompanharam a missa de Corpus Christi na tarde dessa quinta-feira (26) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A estimativa é da Polícia Militar. Responsável por organizar a celebração, a Arquidiocese de Brasília estimava que 100 mil católicos passassem pelas celebrações do feriado durante todo o dia.
A missa começou às 17h e foi celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. Ao fim, por volta das 18h30, os fiéis seguiram em procissão pelo canteiro central da Esplanada, em frente à Catedral Metropolitana, onde foram dadas bênçãos às famílias, aos enfermos, aos participantes, aos políticos e ao Brasil.
De acordo com a Polícia Militar, pelo menos 1,5 mil pessoas já tinham passado pelo local até as 12h. A manhã foi dedicada à montagem de tapetes artísticos com serragem, flores, pó de café, sal e materiais reciclados.
Com 120 metros, a decoração tradicional do feriado traz imagens como Cristo na cruz, cálices e hóstias. Os elementos fazem referência a símbolos do cristianismo e demarcam o caminho seguido pela procissão.
Trânsito
Por causa da sucessão de eventos, o trânsito no Eixo Monumental foi alterado durante todo o dia. A via ficou interditada nos dois sentidos durante a 1ª Corrida de Corpus Christi, no período da manhã, quando os tapetes ainda estavam em montagem.
Os participantes puderam escolher entre caminhada de 2,5 km e corridas de 5 e 10 km. As provas começaram às 8h. Em seguida, três faixas foram abertas dos dois lados até a hora da procissão, quando o Eixo será fechado novamente.
Os estacionamentos que têm acesso pelas vias N1 e S1 também tiveram acesso restrito durante a quinta-feira. A dica para os fiéis é que usem os anexos ministeriais para chegar à Esplanada.
O Metrô funciona entre 7h e 21h, com horário estendido em relação a outros feriados. A ideia é permitir que os participantes da missa retornem para casa utilizando os trens.