Quem fazia um passeio no centro de Brasília na noite deste sábado (2/4) flagrou uma iluminação especial em alguns monumentos na Esplanada dos Ministérios. Entre eles, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional ganharam uma “cor” especial pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
O deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP) foi quem realizou o requerimento para que o símbolo do infinito (que marca o movimento) fosse projetado no Congresso, mas pela inviabilidade da projeção, os monumentos foram iluminados de azul.
2 milhões de pessoas vivem com o autismo no Brasil
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) atinge de 1% a 2% da população mundial e, no Brasil, aproximadamente dois milhões de pessoas. Pelos dados Center of Diseases Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, entre as crianças a proporção é de que uma a cada 44 sofra de um problema ainda pouco entendido, mas muito estudado. Por isso é que, hoje, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a ideia é chamar a atenção para as pesquisas e para a luta contra o preconceito de quem tem tal condição.
Fonte: Correio Braziliense