Lucas Neres, 20 anos, tinha doença pulmonar grave e faleceu neste domingo. Ele morava em Planaltina, mas estava em Porto Alegre para receber órgão.
O jovem Lucas Neres, de 20 anos, que desde o nascimento lutava contra uma bronquiolite obliterante – doença pulmonar grave –, morreu na madrugada deste domingo (14). O morador de Planaltina, no Distrito Federal, estava em Porto Alegre, onde permaneceu internado desde 3 de abril aguardando um transplante de pulmão.
Ao longo da vida, Lucas se submeteu a vários tratamentos que não apresentaram resultados. Por causa da patologia, o rapaz respirava com 25% de um dos pulmões – o órgão esquerdo precisou ser retirado.
Receber o transplante de um pulmão era a esperança do jovem. Em 2014, a família de Lucas lançou campanhas na internet para arrecadar dinheiro para levá-lo ao Canadá. Na época, o procedimento foi atestado por especialistas da Universidade de Toronto. Por isso, a cirurgia teria que ser feita no hospital da instituição.
A quantia obtida, no entanto, não foi suficiente para família arcar com a operação e a viagem. Em 2016, o aparelho necessário para o procedimento chegou a Porto Alegre. A família, então, mudou-se para a capital do Rio Grande do Sul para que Lucas pudesse receber o órgão.
Na semana passada, o garoto entrou em coma e passou a respirar com o auxílio de aparelhos. Enquanto esteve internado, ele também sofreu algumas paradas cardíacas.
Palmeirense
Lucas era torcedor do Palmeiras e apaixonado pelo time. Integrantes da filial brasiliense da torcida organizada Mancha Verde mobilizaram o país para ajudar o rapaz. Agora, o grupo quer ajudar a organizar o enterro do jovem. A expectativa é de que o corpo chegue a Brasília na segunda-feira (15).
O sepultamento deve ser realizado na terça (16), no cemitério de Planaltina. A Mancha Verde Brasília publicou em em uma rede social que a organizada lamenta a morte do jovem: “somos também a sua família”.