Henrique Douglas de Oliveira Reis, de 27 anos, tinha um mandado de prisão em aberto e pena de 18 anos e 8 meses. Segundo a Justiça, ele matou uma pessoa em assalto.
Um motorista que já dirigiu para aplicativos como Uber e Cabify foi preso nesta segunda-feira (29) na Barra da Tijuca, Zona Norte do Rio. Segundo a Polícia Civil, Henrique Douglas de Oliveira Reis, de 27 anos, tinha um mandado de prisão em aberto e tem condenação por latrocínio – roubo seguido de morte, ocorrido no Distrito Federal. Ele estava foragido.
Em 2010, a Justiça do DF o condenou a 18 anos e 8 meses de reclusão no regime fechado. De acordo com a investigação, ele atirou em duas pessoas durante um assalto a uma residência; uma delas morreu.
A polícia informou que a prisão só foi possível devido à troca de informações de inteligência entre a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e unidades da Polícia Civil de outros estados. A identificação do suspeito e de sua localização foi realizada em diligência em conjunto com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).
O Uber informou que Henrique foi banido do cadastro de motoristas que podem ser chamados pelo aplicativo em 2016. Ele estava proibido de realizar novo cadastro com a sua documentação.
O Cabify informou que lamenta profundamente o ocorrido “e esclarece que cumpre processos globais de segurança no cadastramento de todos os seus motoristas parceiros”. Ainda segundo a plataforma, no momento em que Douglas solicitou seu credenciamento, todos os documentos foram apresentados, sendo que as certidões criminais foram negativas em relação a eventuais antecedentes. “A Cabify esclarece ainda que, quando comunicada de eventual investigação criminal em relação a algum parceiro, a empresa tem por política bloquear o motorista até a conclusão da averiguação pela autoridade competente”, acrescenta a empresa, que promete ainda estudar “ferramentas de maior robustez” para trazer mais seguranças.