Apaixonada pelas festas de fim de ano, uma moradora de Brasília decidiu comprar mais de 300 metros de iluminação para enfeitar a casa. As luzes se distribuem também pelo quintal e pela garagem. Maria José conta que a residência, em Brazlândia, se tornou ponto turístico e já recebeu mais de 1,4 mil visitas.
“Nós contratamos um eletricista para ter esse cuidado com todas as pessoas que vem visitar a casa da minha mãe”, conta a filha, Célia Maria Gonçalves. A família conta que tem um quadro de energia que funciona apenas para a decoração natalina.
Maria José estima que este ano a conta de luz sairá por volta de R$ 100 mais cara. Ela enfeita a casa há 20 anos. “Eu tenho quatro filhos, né. Eles ajudam [a pagar a conta]”, brinca.
Os enfeites da mulher não apenas se tornaram tradição na comunidae, como atendem a todas as dicas de segurança da CEB. A companhia alerta para o perigo de instalações malfeitas de fim de ano.
Uma dais principais dicas é não fazer ligações clandestinas com postes de energia, por exemplo. “A ligação clandestina, além de ser crime, deixa toda a comunidade exposta a riscos de choques elétricos, pois é feita por pessoas não qualificadas que não realizam estudo técnico prévio para realizar a ligação”, diz o gerente de Desenvolvimento, Saúde e Segurança da CEB, José Cezar Nonato.
saiba mais
Veja as três principais dicas da CEB
1 – Mantenha-se longe da rede de distribuição de energia elétrica;
2 – Não utilize os postes de iluminação pública ou de rede para apoiar as instalações;
3 – Contrate um profissional eletricista para realizar as ligações elétricas. Elas nunca devem ser feitas diretamente na rede da CEB ou nos postes de iluminação pública.